Atividades Físicas Durante a Gravidez

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (4,67 de 5 com base em 3 votos)
Loading...

A inserção das atividades físicas nos períodos gestacionais é de extrema importância para a qualidade de vida não só da mãe, mas também do bebê. Neste momento da vida, a mulher necessita praticar exercícios específicos compatíveis ao seu atual estado, ou seja, nada de praticá-los sem acompanhamento médico.

Atividades físicas na gravidez

Atividades físicas na gravidez

O ideal é que o obstetra que faz o pré-natal da paciente analise a condição física já mantida pela gestante, e com base nisso, elabore um cronograma de exercícios que não fuja do padrão já praticado anteriormente – claro que com o adendo dos cuidados extras, tão necessários nesta delicada fase.

Quando a mulher já é acostumada com a prática de exercícios físicos, ela acaba sentindo menos o peso extra da gravidez. Isso não exclui uma gestante esportista de sentir dores nas costas, cansaço e afins. Mas, em muitos casos, há uma menor propensão ao impacto das atividades.

As atividades físicas são contra indicadas à pacientes com gestações de alto risco, ou que necessitam de uma atenção especial, como mulheres com doenças cardíacas, mulheres com possibilidade de trabalho de parto prematuro ou ainda na gestação de gêmeos. Outro detalhe fica por conta das gestantes que sofrem de hipertensão: nestes casos, as atividades físicas também não são recomendadas, pois a movimentação durante as atividades pode causar mal estar e tonturas indesejadas.

As atividades mais indicadas para as gestantes são aquelas que podem ser praticadas na água, pois evitam a força gravitacional, como a natação e a hidroginástica. Yoga e pilates também são outras alternativas, desde que sejam acompanhadas por profissionais que tenham experiência em trabalhar com gestantes. Além disso, nada impede que as futuras mamães pratiquem caminhadas, mas estas devem ser evitadas pelo menos nos 3 primeiros meses de gestação. Vale citar que a intensidade dos exercícios pode ser acentuada aos poucos, de acordo com a evolução da gravidez.

Não só a escolha certa da atividade física e acompanhamento médico especializado são necessários para uma gravidez saudável. É necessário também que a gestante consuma muito líquido. O indicado é que sejam consumidos aproximadamente 1,5 litros de água, diariamente. Além da água em sua forma natural, esta ingestão pode ser realizada através do consumo de sucos (sempre naturais), frutas ricas em água (como melancia) e vitaminas.

Os exercícios também podem e devem continuar a ser praticados após o parto, depois de um breve período de recuperação que deve levar aproximadamente 1 semana no caso de parto normal. No caso de cesárea, esse período deve ser maior – siga sempre a orientação médica. E cuidado para não se sobrecarregar ao aumentar a carga dos exercícios, pois isso pode até mesmo comprometer a produção de leite. Vá com calma e aproveite essa nova fase da vida.

Avalie o artigo "Atividades Físicas Durante a Gravidez":
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (4,67 de 5 com base em 3 votos)
Loading...

Gostou do Post? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *