Teste da Orelhinha

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 1 votos)
Loading...

Não é incomum algum membro da família, ao pegar seu recém nascido pela primeira vez, dar um confere para ver se todos os dedinhos das mãos e dos pés estão no lugar. Tudo que as pessoas querem, é que seus filhos nasçam perfeitos e com saúde. Daí a importância de garantir o direito que ele tem de passar por todos os exames neonatais oferecidos pela lei. Um deles é o Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal Universal.

Teste da Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal Universal)

Teste da Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal Universal)

O que é? | Quanto custa? | Como é feito? | Quando deve ser feito?

O que é?

O exame é simples, rápido e indolor e serve para saber se seu bebê está ouvindo direitinho. E não adianta achar que não vai acontecer com você. Problemas de audição não são nenhuma raridade. 1 a 3 em cada 1000 bebês apresentam alguma disfunção desse tipo. O risco é maior se o bebê possui histórico familiar ou fatores de risco como baixo peso, síndromes neurológicas ou foi alvo de uma infecção intra-uterina.

Quanto custa?

De acordo com a Lei 12.303/10 todos os hospitais e maternidades do país são obrigados a realizar o exame de graça. Cabe aos pais cobrarem esse direito.

Como é feito?

Diferentemente do teste do pezinho, que fura o calcanhar do neném e parte o coração das mamães, esse não é um teste invasivo. Ao contrário, ele pode ser feito com o bebê dormindo, não incomoda e dura cerca de 5 minutos. A técnica mais utilizada para o exame é o registro das emissões otoacústicas evocadas (EOAs). Funciona assim: um aparelho eletrônico com fone, acoplado a um computador, é colocado no ouvido do bebê. Ele emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas produzidas pelo sistema auditivo do bebê.

Quando deve ser feito?

A recomendação é que o exame seja feito o quanto antes, preferencialmente ainda na maternidade. A descoberta tardia pode dificultar o tratamento, além de prejudicar o desenvolvimento da criança. Aqui, é importante lembrar que ouvir é fundamental para qualquer pessoa: no entendimento do mundo, na aquisição da linguagem, na socialização e, conseqüentemente, na sua autoestima e na felicidade. Em outras palavras, se você descobre algum eventual problema o quanto antes, pode começar a tomar providências e sanar ou, ao menos, minimizar os efeitos dessa deficiência na vida do seu filho.

Avalie o artigo "Teste da Orelhinha":
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 1 votos)
Loading...

Gostou do Post? Comente!

Uma ideia sobre “Teste da Orelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *