Teste do Olhinho

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 1 votos)
Loading...

O teste do olhinho é mais um dos exames neonatais ao qual o seu filho deve ser submetido logo depois da sua chegada no mundo. Como seu primo mais conhecido, o teste do pezinho, ele é igualmente importante no sentido de antecipar possíveis patologias antes que os sintomas apareçam.

Teste do Olhinho

Teste do Olhinho

O que é? | Como é feito? | Quanto custa? | Quando deve ser feito?| Quais doenças pode diagnosticar?

O que é?
O teste do olhinho é um exame que, como você já deve ter adivinhado, serve para diagnosticar possíveis complicações na vista do seu bebê.

Como é feito?
Seu nome oficial é teste do reflexo vermelho e a explicação está no seu funcionamento. O médico pega uma lanterninha – chamada de oftalmoscópio – joga luz nos olhos do bebê e observa o reflexo das pupilas. Se os olhos forem saudáveis, sua retina irá refletir tons de amarelo, laranja ou vermelho. Caso contrário, não vai refletir nada, ou terá um reflexo meio esbranquiçado, turvo, sem nitidez (leucocoria).

Quanto custa?
O exame ainda não é obrigatório em todo o país, mas alguns estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina já o incluíram em suas legislações. Averigue se ele está disponível na sua região. Em todo o caso, o exame é obrigatoriamente coberto por planos de saúde, desde junho de 2010. Além disso, o SUS também o disponibiliza através da chamada Rede Cegonha.

Quando deve ser feito?
O Ministério da Saúde recomenda que se faça o teste do olhinho em todos os bebês recém nascidos a partir dos 2 dias de vida, preferencialmente ainda na maternidade. Mas por ser um teste muito simples, ele também pode ser feito pelo pediatra. No entanto, é importante que seja logo na primeira consulta. 60% dos casos de problema ocular podem ser tratados com eficácia se descobertos precocemente. E por vezes são problemas graves, podendo acarretar cegueira. Caso o seu pediatra encontre alguma resposta fora do normal, procure imediatamente um oftalmologista.

Quais doenças pode diagnosticar?
Este exame pode identificar traumas de parto, infecções, e algumas doenças congênitas como glaucoma, catarata, retinoblastoma (tumor na retina) e até mesmo a cegueira.
Bebês prematuros, que nasceram antes de completar 34 semanas de gestação ou que permaneceram muito tempo na UTI em oxigenoterapia, devem passar por um oftalmologista para realizar a triagem de fundo de olho, também chamado mapeamento de retina, com o objetivo de diagnosticar também uma outra doença chamada retinopatia da prematuridade, presente em aproximadamente 7% dos bebês prematuros.
Cerca de 3 em cada 100 bebês sofrem de algum desses problemas. Independente de estatísticas, quando se trata da saúde do seu filho não vale a pena dar chance a probabilidade, faça os exames.

Avalie o artigo "Teste do Olhinho":
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 1 votos)
Loading...

Gostou do Post? Comente!

Uma ideia sobre “Teste do Olhinho

  1. gostaria de saber como posso fazer na red particular o exame do pezinho orelhinha olhinho no meu filho.meu parto esta marcado pra o dia 7/8 aguardo uma resposta anciosa.o meu plano e bradesco saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *