Estes são os principais exames que devem ser realizados durante o pré-natal. Mas outros exames podem ser necessários em casos de problemas com a saúde da gestante ou do feto, nesse caso a gestante será devidamente informada pelo seu médico.
Primeiro Trimestre
O objetivo da maior parte dos exames realizados no primeiro trimestre de gestação é avaliar a saúde da mãe.
Hemograma Completo (exame de sangue)
Pra que serve?
Durante a gestação ocorre um aumento de volume de sangue em circulação, o que gera a anemia dilucional. Isto é normal, mas deve ser acompanhado por um médico para evitar que o quadro de anemia se agrave. O objetivo deste exame é justamente forcener informações sobre a atual situação, através de dados como a concentração de leucócitos, plaquetas e hemoglobina no sangue.
Qual o tratamento indicado?
Serão indicados medicamentos ou suplementos alimentares em caso de baixo valor de hemoglobina.
Glicemia de Jejum (exame de sangue)
Pra que serve?
Como o próprio nome diz o objetivo do exame é identificar os níveis de glicemia (presença de açúcar) no sangue, para diagnosticar diabetes.
Durante a gestação o corpo da mãe deve produzir insulina em quantidade suficiente para a mãe e para o bebê. A insulina é importante, pois faz com que o açúcar possa ser aproveitado pelo organismo e em caso de falta, pode ocorrer o diabetes gestacional.
Qual o tratamento indicado?
Normalmente o tratamento é feito apenas através do controle da dieta alimentar da gestante, através de um cardápio indicado por um nutricionista.
É importante que a dieta seja seguida corretamente para que o bebê não receba excesso de açúcar, o que pode fazer com que ele cresça demais e dificultar o parto, além disso aumenta os riscos de hipoglicemia, icterícia e problemas respiratórios após o nascimento do bebê.
Tipagem Sanguínea (exame de sangue)
Pra que serve?
O objetivo é identificar o tipo sanguíneo da gestante (A, B, AB ou O) e seu fator rh (positivo ou negativo). Conhecer o tipo sanguíneo é importante caso seja necessário algum tipo de intervenção cirúrgica. Saber sobre o fator rh é importante, pois quando o da gestante é negativo e do pai do bebê é positivo, há 50% de chance de que o bebê seja rh positivo. Nesse caso pode ocorrer problema nas próximas gestações, pois o organismo da mãe pode produzir anticorpos que destruição as hemácias fetais.
Qual o tratamento indicado?
Para evitar problemas com gestações futuras, gestantes com rh negativo com maridos com rh positivo devem receber uma vacina logo após o nascimento do bebê.
Sorologia (exame de sangue)
Pra que serve?
Detecta a presença de diversas doenças que podem trazer riscos para a gestante e para o bebê, dentre elas o HIV, sífilis, rubéola, hepatites B e C, toxoplasmose, e citomegalovírus. O exame também pode ser solicitado em outras fases da gravidez caso haja suspeita de contaminação recente ou alguma dessas doenças já tenha sido detectada.
Qual o tratamento indicado?
Para cada tipo de doença que venha a ser diagnosticada, o tratamento é diferente (quando existe). Em alguns casos, quando feito corretamente pode evitar a contaminação do feto e evitar maiores problemas, mas mesmo quando não há tratamento, como no caso da rubéola, é importante ir regularmente ao médico para que o desenvolvimento to feto seja acompanhado.
Coleta de Urina
Pra que serve?
A coleta pode ser feita em casa ou em laboratório e seu principal objetivo é identificar infecções que podem antecipar o parto. O exame deve ser solicitado periodicamente no caso de doenças maternas como diabetes ou má formação do sistema urinário, por exemplo, que predispõem infecções urinárias.
Qual o tratamento indicado?
Normalmente o tratamento é realizado através de antibióticos receitados pelo médito.
Coleta de Fezes
Pra que serve?
A coleta pode ser feita em casa. O exame parasitológico de fezes identifica a presenta de parasitas ou protozoários que podem provocar anemia gestacional.
Qual o tratamento indicado?
O tratamento é realizado através de medicamentos específicos para o combate aos microorganismos identificados.
Papanicolau
Pra que serve?
O papanicolau (colpocitologia oncológica) é o exame em que é feita a coleta de células do colo do útero para afastar a possibilidade de câncer. Deve ser realizado pelo menos uma vez por ano por toda mulher, estando grávida ou não.
Qual o tratamento indicado?
Existem diferentes condutas médicas no caso da identificação de câncer, seu médico lhe informará melhor e lhe indicará um especialista.
Ultrassonografia (entre 6 e 8 semanas)
Pra que serve?
Serve para verificar a localização da gravidez, quantidade de embriões, idade gestacional e batimentos cardíacos do feto.
Ultrassonografia – Translucência nucal (entre 11 e 13 semanas)
Pra que serve?
O objetivo é verificar a quantidade de líquido na nuca do feto e a presença de osso nasal e dos ductos venosos.
Qual o tratamento indicado?
O tratamento varia de acordo com a anomalia encontrada. Em caso de problemas com a placenta, o médico provavelmente recomendará repouso.
Segundo Trimestre
Nessa fase o objetivo é avaliar a saúde e o desenvolvimento do bebê.
Ultrassom Morfológico (entre 20 a 24 semanas)
Pra que serve?
Verifica diversas estruturas anatômicas do bebê, como a formação do cérebro, dos órgãos digestivos e do coração. Além disso é feita uma medida da cabeça e do fêmur do bebê para garantir que o crescimento está ocorrendo dentro do esperado e determina a localização da placenta.
Qual o tratamento indicado?
No caso de problemas como má formação nas câmaras cardíacas ou espinha bífica é indicado procedimento cirúrgico no feto. Outros casos como a placenta estar bloqueando a abertura do colo do útero (placenta prévia) pode ser um indicativo para a necessidade de uma cesariana.
Terceiro Trimestre
O objetivo dos exames realizados no terceiro e último trimestre de gestação é verificar se tudo está bem com o organismo da mãe e detectar possíveis problemas na hora do parto.
Ultrassom com Dopplerfluxometria
Pra que serve?
Além de ver a imagem do bebê também é possível verificar o fluxo sanguíneo no corpo da grávida. O objetivo desse ultrassom é verificar o crescimento e o peso do feto, a quantidade de líquido amniótico e a maturidade da placenta, além de detectar se o bebê está recebendo os nutrientes de que precisa de forma satisfatória. Esse exame pode ser repetido mensalmente no terceiro trimestre, se o médigo julgar necessário.
Qual o tratamento indicado?
Dependendo do problema identificado, o parto pode ser antecipado para evitar riscos para a mãe e para o bebê. Outros casos, como anomalias nos vasos sanguíneos do bebê podem necessitar intervenção cirúrgica intrauterina ou logo após o nascimento.
Cultura para streptococcus
Pra que serve?
É feita uma coleta de material da vagina com uma espátula para verificar a presença da bactéria streptococcus, comum em aproximadamente 20% das gestantes, e que pode causar infecções no recém-nascido.
Qual o tratamento indicado?
Caso necessário, o médico pode indicar o uso de penicilina ou derivados durante o parto, o que não causa nenhum dano para o bebê.
Pressão Sanguínea da Gestante
Pra que serve?
A medição normalmente é realizada durante consultas do pré-natal, com o objetivo de acompanhar a pressão sanguínea e evitar a pré-eclâmpsia ou eclâmpsia (quadro mais agravado) em que a pressão sobe muito e põe em risco a saúde da mãe e do bebê.
Qual o tratamento indicado?
O tratamento é feito através de dieta, principalmente reduzindo o consumo de sal. Em alguns casos mais graves podem ser prescritos medicamentos e o parto pode ser antecipado.
Eu tomo o Anticoncepcional PERLUTAN todo o mês..
Mas esse mês,eu demorei uns 3 dias para tomar e fiz relações sexuais com meu namorado. Tenho 18 anos e e estou sentindo alguns sintomas de gravidez.
Queria uma resposta .. sera que posso estar grávida?
Estou no meu periodo fertil.