Cuidados com a alimentação na gravidez

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 2 votos)
Loading...

É extremamente importante que a grávida tenha uma alimentação equilibrada, pois seu corpo precisa estar preparado para receber e abrigar o bebê durante todo período de gestação. Desta forma, há certos nutrientes que são essenciais para garantir a boa formação do bebê.

Mantenha uma alimentação balanceada durante a gravidez

Por esse motivo, é preciso que a mulher possua uma alimentação balanceada, antes mesmo de engravidar. Assim, há uma série de alimentos que devem ser ingeridos, a fim de garantir a boa saúde do bebê. Por outro lado, há também diversas comidas que precisam ser evitadas, a fim de evitar que a gestante tenha alguns problemas digestivos, como azia e enjoo.

Portanto, é muito importante que a futura grávida conheça os alimentos que são seus inimigos ou seus aliados nessa fase tão delicada da vida dela e do bebê. Assim, seguem algumas dicas para que a gestante tenha uma alimentação saudável:

Consumir ácido fólico antes da concepção: o ácido fólico é importante para a formação do bebê, por isso, a futura grávida deve tomar um comprimido por dia, durante os três meses que antecedem a concepção.

Tomar vitaminas durante a gestação: durante o pré-natal o médico poderá indicará o consumo de um complexo vitamínico, se achar necessário, que deverá ser ingerido durante toda a gestação.

Eliminar o consumo de álcool e fumo: o cigarro e as bebidas alcóolicas são extremamente prejudiciais para a formação da criança. Por esse motivo, ambos devem ser eliminados completamente.

Reduzir o consumo de cafeína: consumir muita cafeína pode inibir o crescimento do feto, fazendo com que a criança não ganhe o peso necessário ao seu desenvolvimento.

Reduzir o consumo de açúcar e carboidratos: durante a gravidez muitas mulheres sofrem com o aumento da glicose, que pode levar ao diabetes. Por esse motivo, o melhor é ingerir pouco açúcar, e substituir os alimentos ricos em carboidratos pelos integrais.

Reduzir o consumo de sal: algumas mulheres tornam-se hipertensas nessa fase, de modo que podem correr sérios riscos na hora do parto. Para elas, o consumo de sal é um verdadeiro veneno.

Consumir frutas: a ingestão de frutas, além de ajudar na formação do bebê, também é uma ótima forma para evitar os problemas como os enjoos e a azia.

Além de consumir frutas, alimentar-se de três em três horas também é essencial para evitar os problemas com os enjoos. Além disso, evitar o consumo de alimentos muito gordurosos também é importante para acabar com esses enjoos e com a azia.

Além de cuidar da formação da criança e da saúde da mãe na gestação, a alimentação adequada da mãe também é responsável pelos hábitos alimentares da criança fora da barriga. Por esse motivo, a mulher que se alimenta de forma inadequada, consumindo uma quantidade excessiva de calorias, torna a criança muito mais propensa a ter sérios problemas com obesidade.

Avalie o artigo "Cuidados com a alimentação na gravidez":
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 2 votos)
Loading...

Gostou do Post? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *