Banho do Bebê Recém-Nascido

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 1 votos)
Loading...

O banho do recém-nascido é uma das tarefas que mais causam pânico nas mamães de primeira viagem. Isso porque os bebês são muito frágeis e é preciso ter muito cuidado para banhá-los corretamente.
Além de saber segurá-los com firmeza, a mãe ainda precisará tomar uma série de cuidados para não machucar a criança nesse momento.

Banho do bebê

Deixe o chuveiro para quando o bebê estiver um pouco maior. O melhor lugar para o banho é mesmo na banheira infantil, mas há bebês que se sentem muito bem em baldes pequenos. De qualquer forma, a quantidade da água tanto na banheira quanto no balde não deve ultrapassar a altura do umbigo da criança para evitar acidentes. E não se preocupe, não há necessidade de utilizar água filtrada ou fervida.

Uma das principais dificuldades relatadas pelos pais sobre a hora do banho é determinar qual a temperatura ideal da água, já que essa não pode ser nem muito fria e nem muito quente. Há termômetros específicos para medir essa temperatura, o ideal é que a água esteja entre 36 e 37 graus. Entretanto, você não precisa ter um termômetro para medi-la, basta colocar as costas da mão na água e sentir se a temperatura está agradável.
Outra dúvida muito comum que as mães têm na hora do banho, é em relação ao coto umbilical. Não se preocupe, não é necessário nenhum tipo de cuidado especial, a higiene do coto umbilical deve ser realizada logo após o banho, com o umbigo já seco, através da limpeza com álcool 70%.

Quando for dar o banho no bebê, lembre-se de iniciar o processo lavando primeiro o rosto e em seguida os cabelos. Além disso, o ideal é limpar a região genital antes de colocar o bebê na água, a fim de evitar contaminações.
Quanto ao sabonete, há vários específicos para as crianças. Você pode escolher entre as diversar opções disponíveis, ou optar por algum neutro de glicerina. Uma boa dica é usar os sabonetes dois em um, que podem ser usados também na lavagem dos cabelos.

O bebê não precisa de mais que um banho por dia, que pode ser dado a qualquer momento nos dias mais quentes. Nos dias mais frios, o ideal é que o banho seja no meio da tarde, quando a temperatura do ambiente está um pouco mais alta. Mas evite o banho após a amamentação para evitar que o bebê fique enjoado, o ideal é esperar pelo menos duas horas.

Se o seu bebê tiver problemas para dormir, você pode criar uma rotina de banhos noturnos, pois o bebê costuma ficar mais calmo e sonolento nesse momento. Desta forma, além de um bebê limpinho, também é possível garantir um sono tranquilo.

Avalie o artigo "Banho do Bebê Recém-Nascido":
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 1 votos)
Loading...

Gostou do Post? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *