Principais Exames na Gravidez

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 3 votos)
Loading...

Estes são os principais exames que devem ser realizados durante o pré-natal. Mas outros exames podem ser necessários em casos de problemas com a saúde da gestante ou do feto, nesse caso a gestante será devidamente informada pelo seu médico.

Exames realizados no-pre-natal

Primeiro Trimestre

O objetivo da maior parte dos exames realizados no primeiro trimestre de gestação é avaliar a saúde da mãe.

Hemograma Completo (exame de sangue)

Pra que serve?

Durante a gestação ocorre um aumento de volume de sangue em circulação, o que gera a anemia dilucional. Isto é normal, mas deve ser acompanhado por um médico para evitar que o quadro de anemia se agrave. O objetivo deste exame é justamente forcener informações sobre a atual situação, através de dados como a concentração de leucócitos, plaquetas e hemoglobina no sangue.

Qual o tratamento indicado?

Serão indicados medicamentos ou suplementos alimentares em caso de baixo valor de hemoglobina.

Glicemia de Jejum (exame de sangue)

Pra que serve?

Como o próprio nome diz o objetivo do exame é identificar os níveis de glicemia (presença de açúcar) no sangue, para diagnosticar diabetes.
Durante a gestação o corpo da mãe deve produzir insulina em quantidade suficiente para a mãe e para o bebê. A insulina é importante, pois faz com que o açúcar possa ser aproveitado pelo organismo e em caso de falta, pode ocorrer o diabetes gestacional.

Qual o tratamento indicado?

Normalmente o tratamento é feito apenas através do controle da dieta alimentar da gestante, através de um cardápio indicado por um nutricionista.
É importante que a dieta seja seguida corretamente para que o bebê não receba excesso de açúcar, o que pode fazer com que ele cresça demais e dificultar o parto, além disso aumenta os riscos de hipoglicemia, icterícia e problemas respiratórios após o nascimento do bebê.

Coleta de sangue para a realização de exames

Tipagem Sanguínea (exame de sangue)

Pra que serve?

O objetivo é identificar o tipo sanguíneo da gestante (A, B, AB ou O) e seu fator rh (positivo ou negativo). Conhecer o tipo sanguíneo é importante caso seja necessário algum tipo de intervenção cirúrgica. Saber sobre o fator rh é importante, pois quando o da gestante é negativo e do pai do bebê é positivo, há 50% de chance de que o bebê seja rh positivo. Nesse caso pode ocorrer problema nas próximas gestações, pois o organismo da mãe pode produzir anticorpos que destruição as hemácias fetais.

Qual o tratamento indicado?

Para evitar problemas com gestações futuras, gestantes com rh negativo com maridos com rh positivo devem receber uma vacina logo após o nascimento do bebê.

Sorologia (exame de sangue)

Pra que serve?

Detecta a presença de diversas doenças que podem trazer riscos para a gestante e para o bebê, dentre elas o HIV, sífilis, rubéola, hepatites B e C, toxoplasmose, e citomegalovírus. O exame também pode ser solicitado em outras fases da gravidez caso haja suspeita de contaminação recente ou alguma dessas doenças já tenha sido detectada.

Qual o tratamento indicado?

Para cada tipo de doença que venha a ser diagnosticada, o tratamento é diferente (quando existe). Em alguns casos, quando feito corretamente pode evitar a contaminação do feto e evitar maiores problemas, mas mesmo quando não há tratamento, como no caso da rubéola, é importante ir regularmente ao médico para que o desenvolvimento to feto seja acompanhado.

Coleta de Urina

Pra que serve?

A coleta pode ser feita em casa ou em laboratório e seu principal objetivo é identificar infecções que podem antecipar o parto. O exame deve ser solicitado periodicamente no caso de doenças maternas como diabetes ou má formação do sistema urinário, por exemplo, que predispõem infecções urinárias.

Qual o tratamento indicado?

Normalmente o tratamento é realizado através de antibióticos receitados pelo médito.

Coleta de Fezes

Pra que serve?

A coleta pode ser feita em casa. O exame parasitológico de fezes identifica a presenta de parasitas ou protozoários que podem provocar anemia gestacional.

Qual o tratamento indicado?

O tratamento é realizado através de medicamentos específicos para o combate aos microorganismos identificados.

Papanicolau

Pra que serve?

O papanicolau (colpocitologia oncológica) é o exame em que é feita a coleta de células do colo do útero para afastar a possibilidade de câncer. Deve ser realizado pelo menos uma vez por ano por toda mulher, estando grávida ou não.

Qual o tratamento indicado?

Existem diferentes condutas médicas no caso da identificação de câncer, seu médico lhe informará melhor e lhe indicará um especialista.

Ultrassonografia (entre 6 e 8 semanas)

Pra que serve?

Serve para verificar a localização da gravidez, quantidade de embriões, idade gestacional e batimentos cardíacos do feto.

Ultrassonografia

Ultrassonografia – Translucência nucal (entre 11 e 13 semanas)

Pra que serve?

O objetivo é verificar a quantidade de líquido na nuca do feto e a presença de osso nasal e dos ductos venosos.

Qual o tratamento indicado?

O tratamento varia de acordo com a anomalia encontrada. Em caso de problemas com a placenta, o médico provavelmente recomendará repouso.

Segundo Trimestre

Nessa fase o objetivo é avaliar a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Ultrassom Morfológico (entre 20 a 24 semanas)

Pra que serve?

Verifica diversas estruturas anatômicas do bebê, como a formação do cérebro, dos órgãos digestivos e do coração. Além disso é feita uma medida da cabeça e do fêmur do bebê para garantir que o crescimento está ocorrendo dentro do esperado e determina a localização da placenta.

Qual o tratamento indicado?

No caso de problemas como má formação nas câmaras cardíacas ou espinha bífica é indicado procedimento cirúrgico no feto. Outros casos como a placenta estar bloqueando a abertura do colo do útero (placenta prévia) pode ser um indicativo para a necessidade de uma cesariana.

Terceiro Trimestre

O objetivo dos exames realizados no terceiro e último trimestre de gestação é verificar se tudo está bem com o organismo da mãe e detectar possíveis problemas na hora do parto.

Ultrassom com Dopplerfluxometria

Pra que serve?

Além de ver a imagem do bebê também é possível verificar o fluxo sanguíneo no corpo da grávida. O objetivo desse ultrassom é verificar o crescimento e o peso do feto, a quantidade de líquido amniótico e a maturidade da placenta, além de detectar se o bebê está recebendo os nutrientes de que precisa de forma satisfatória. Esse exame pode ser repetido mensalmente no terceiro trimestre, se o médigo julgar necessário.

Qual o tratamento indicado?

Dependendo do problema identificado, o parto pode ser antecipado para evitar riscos para a mãe e para o bebê. Outros casos, como anomalias nos vasos sanguíneos do bebê podem necessitar intervenção cirúrgica intrauterina ou logo após o nascimento.

Cultura para streptococcus

Pra que serve?

É feita uma coleta de material da vagina com uma espátula para verificar a presença da bactéria streptococcus, comum em aproximadamente 20% das gestantes, e que pode causar infecções no recém-nascido.

Qual o tratamento indicado?

Caso necessário, o médico pode indicar o uso de penicilina ou derivados durante o parto, o que não causa nenhum dano para o bebê.

Aferição de pressão arterial

Pressão Sanguínea da Gestante

Pra que serve?

A medição normalmente é realizada durante consultas do pré-natal, com o objetivo de acompanhar a pressão sanguínea e evitar a pré-eclâmpsia ou eclâmpsia (quadro mais agravado) em que a pressão sobe muito e põe em risco a saúde da mãe e do bebê.

Qual o tratamento indicado?

O tratamento é feito através de dieta, principalmente reduzindo o consumo de sal. Em alguns casos mais graves podem ser prescritos medicamentos e o parto pode ser antecipado.

Avalie o artigo "Principais Exames na Gravidez":
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars   (5,00 de 5 com base em 3 votos)
Loading...

Gostou do Post? Comente!

Uma ideia sobre “Principais Exames na Gravidez

  1. Eu tomo o Anticoncepcional PERLUTAN todo o mês..
    Mas esse mês,eu demorei uns 3 dias para tomar e fiz relações sexuais com meu namorado. Tenho 18 anos e e estou sentindo alguns sintomas de gravidez.
    Queria uma resposta .. sera que posso estar grávida?
    Estou no meu periodo fertil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *